Situação de
estudo e trabalho
Diferentes desafios fazem parte do cotidiano das juventudes brasileiras: Na educação, ainda enfrentam dificuldades no acesso, na permanência e no aprendizado – além disso, a evasão ainda é elevada e traz graves consequências para o futuro desses jovens. No mercado de trabalho, não encontram muitas oportunidades (principalmente os menos escolarizados) e muitas vezes precisam conciliar o trabalho com o estudo.
O objetivo desta seção é apresentar a situação de estudo e trabalho de jovens relacionada com o nível educacional, com um olhar para o perfil socioeconômico e suas desigualdades. Quantos jovens trabalham e estudam, só estudam, só trabalham e que não trabalham e não estudam, nos diferentes níveis educacionais (sem o Ensino Médio completo, com o Ensino Médio completo, com Curso Técnico de Nível Médio e com o Ensino Superior Completo).
Distribuição percentual de jovens de {{fx_etaria_uf == 'total' ? '15 a 29' : fx_etaria}} anos, por situação de estudo e trabalho - {{lugar_atual.nome}}{{recortes_titulo[recorte_evolucao]}}
não trabalha
trabalha
Fonte: IBGE. Pnad Contínua, 2º trimestre 2012 a 2023. Elaboração: Núcleo de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.
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Fonte: IBGE. Pnad Contínua, 2º trimestre 2012 a 2023. Elaboração: Núcleo de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.
Nota: Para a condição de estudo, considera-se somente frequência à escola.
{{texto_onde_destaque}}, em 2023,
entre os jovens {{recortes.idade_dest[fx_etaria_uf]}},
cerca de {{virgula_abs_dest(destaques_br['total_NN_abs'])}} ({{virgula_dest(destaques_br['total_NN'])}}%)
não estudavam e não trabalhavam.
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Fonte: IBGE. Pnad Contínua, 2º trimestre 2012 a 2023. Elaboração: Núcleo de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.
Nota: Para a condição de estudo, considera-se somente frequência à escola.
Fonte: IBGE. Pnad Contínua, 2º trimestre 2012 a 2023. Elaboração: Núcleo de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.
Distribuição percentual de jovens de {{fx_etaria_escolaridade == 'total' ? '15 a 29' : fx_etaria_escolaridade}} anos{{((fx_etaria_escolaridade != 'total')&&(lugar_atual.tipo=='estado')) ? '' : ' em cada nível de escolaridade'}}, por situação de estudo e trabalho - {{lugar_atual.nome}} - {{ano_uf}}
não trabalha
trabalha
Fonte: IBGE. Pnad Contínua, 2º trimestre 2012 a 2023. Elaboração: Núcleo de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.
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Fonte: IBGE. Pnad Contínua, 2º trimestre 2012 a 2023. Elaboração: Núcleo de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.
Nota: Para a condição de estudo, considera-se somente frequência à escola.
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Fonte: IBGE. Pnad Contínua, 2º trimestre 2012 a 2023. Elaboração: Núcleo de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.
Nota: Para a condição de estudo, considera-se somente frequência à escola.
Fonte: IBGE. Pnad Contínua, 2º trimestre 2012 a 2023. Elaboração: Núcleo de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.
Perfil dos jovens que não estudam e não trabalham e não concluíram a Educação Básica - {{lugar_atual.nome}} - {{ano}}
Faixa Etária
Cor/Raça
Sexo
Área
{{lugar_atual.tipo=='pais' ? 'Região' : 'Estado'}}
Dados não disponíveis para estados. Clique aqui para ver os dados da {{codigos[_.parseInt(String(lugar_atual.codigo).charAt(0))]}}
Fonte: IBGE. Pnad Contínua, 2º trimestre 2012 a 2023. Elaboração: Núcleo de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.
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Fonte: IBGE. Pnad Contínua, 2º trimestre 2012 a 2023. Elaboração: Núcleo de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.
Nota: Para a condição de estudo, considera-se somente frequência à escola.
Para os gráficos de perfil de cor ou raça: Em função do tamanho da amostra, jovens que se declararam como indígenas, amarelas ou sem declaração foram incluídos na categoria “outra”.
quase metade dos jovens que não concluíram a educação básica – e que não estudavam e não trabalhavam – tinham, no máximo, o ensino fundamental incompleto.
Fonte: IBGE. Pnad Contínua, 2º trimestre 2012 a 2023. Elaboração: Núcleo de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.
Nota: Para a condição de estudo, considera-se somente frequência à escola.
Perfil dos jovens que só trabalham e não concluíram a Educação Básica - {{lugar_atual.nome}} - {{ano}}
Faixa Etária
Cor/Raça
Sexo
Área
{{lugar_atual.tipo=='pais' ? 'Região' : 'Estado'}}
Dados não disponíveis para estados. Clique aqui para ver os dados da {{codigos[_.parseInt(String(lugar_atual.codigo).charAt(0))]}}
Fonte: IBGE. Pnad Contínua, 2º trimestre 2012 a 2023. Elaboração: Núcleo de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.
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Fonte: IBGE. Pnad Contínua, 2º trimestre 2012 a 2023. Elaboração: Núcleo de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.
Nota: Para a condição de estudo, considera-se somente frequência à escola.
Para os gráficos de perfil de cor ou raça: Em função do tamanho da amostra, jovens que se declararam como indígenas, amarelas ou sem declaração foram incluídos na categoria “outra”.
6 a cada 10 jovens que não concluíram a educação básica, e que só trabalhavam, deveriam estar cursando o ensino médio.
Fonte: IBGE. Pnad Contínua, 2º trimestre 2012 a 2023. Elaboração: Núcleo de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.
Nota: Para a condição de estudo, considera-se somente frequência à escola.
Infográficos
Os infográficos mostram um panorama das desigualdades na situação educacional e de trabalho das juventudes com deficiência, negra e indígena. Também trazem um recorte específico da situação de trabalho dos jovens com curso técnico de nível médio.
Saiba mais sobre os indicadores de mercado de trabalho
Veja a situação dos jovens de diferentes níveis de escolaridade no mercado do trabalho: Taxa de ocupação, desocupação, informalidade e rendimento médio do trabalho por recortes de território (Brasil, regiões e estados), área (urbana e rural) e marcadores sociais como sexo, cor ou raça e faixa etária.